Gifs - Flash - Fotos e Videos Para seu Orkut

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Meus filhos, minha maior riqueza!!!!!!!

quarta-feira, 13 de outubro de 2010




Memorial Reflexivo- Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TICs.

Fazer o curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TICs foi algo fascinante, hipermídia, hiperlink, Wikipédia, trocar experiências com o uso de Google docs, slide share, vídeos, youtube, flogs, vlogs, e tantas outras descobertas oportunizou a reflexão de minhas concepções pedagógicas, bem como, através de pensadores enriqueci mais a minha teoria. Foi uma ótima oportunidade profissional, pois nós educadores não podemos ficar estáticos e sim buscarmos constantemente novos aprendizados com as TICs.
Em relação às atividades, sentir dificuldade, uma das maiores foi não estar em sala de aula para a aplicação da prática e a outra foi inserir as atividades no blog através de docs. Mas com as orientações e o apoio da tutora Rejane pude entender todo o processo para postagens das atividades e sanei as minhas dificuldades.
A parte prática do curso é excelente, a teórica também, os textos são riquíssimos. Os Fóruns propiciaram grande interação entre os cursistas, onde conhecemos grandes experiências vividas na vida profissional, intervimos nas colocações das colegas dando nosso ponto de vista (comentários) sobre determinada assunto, sendo muito produtivo.
Já tive experiências com outros cursos online, porém esse foi o mais significativo para mim, as descobertas foram maiores.
É preciso que nós educadores, continuemos nos apropriando cada vez mais de conhecimentos para a ampla utilização das ferramentas tecnológicas disponíveis nos dias atuais, criando possibilidades de uso dessas tecnologias que aguce no aluno o interesse pela pesquisa dentro e fora da escola, desenvolvendo no educando, as capacidades de interpretação, síntese e criticidade, uma vez que, a escola é o espaço apropriado para ensinar como as pessoas devem se portar diante das tecnologias.


''Conceito de Currículo e o processo de integração de Tecnologias ao Currículo ''

"O currículo aparece, assim, como o conjunto de objetivos de aprendizagem selecionados que devem dar lugar à criação de experiências apropriadas que tenham efeitos cumulativos avaliáveis, de modo que se possa manter o sistema numa revisão constante, para que nele se operem as oportunas reacomodações" (Sacristán, 2000:46)
Currículo em latim “currere” que significa carreira. É o conjunto de conhecimentos e práticas a serem realizados em uma instituição de ensino.
O currículo reflete todas as experiências em termos de conhecimento que serão proporcionadas aos alunos. Os projetos pedagógicos e o uso das tecnologias de informação e comunicação são coadjuvantes na formação do aluno, com observância do currículo como sendo algo passível de ser adaptado e não imposto.
As tecnologias dão suporte ao currículo, participando como ferramentas capazes de atuar como apoio às elaborações de raciocínio no que se refere ao acesso de idéias, conceitos, imagens, permitindo associações mentais para a elaboração do conhecimento.
O professor é fundamental ele fará o entendimento e o uso das tecnologias adaptadas ao currículo conforme a sua visão, adaptando e frisando a importância do desenvolvimento da capacidade de pensar, aprender e interagir. Neste caso, é preciso haver um planejamento de projetos fundamentados nas bases do currículo.
As atitudes e o encaminhamento pedagógico do professor no sentido de desenvolver projetos no âmbito do currículo requer atualização da parte dele e familiarização com as tecnologias, para que possa analisar o currículo e inserir o uso das mesmas em suas práticas pedagógicas. Ao levar em conta a proposta curricular, os interesses do aluno, as possibilidades de uso das tecnologias, o professor irá propor que uma nova prática de sala de aula se realize através de projetos. Professor e alunos participam de um processo de produção do “saber”, são co-autores de projetos quando a participam juntos da elaboração, execução e avaliação das idéias e práticas adotadas. Assim, as tecnologias servem de suporte para a prática pedagógica adaptada ao currículo.