Esse blogger irá facilitar a interação entre os profisionais da Educação, além de trocar experiências com amigos.
terça-feira, 1 de junho de 2010
Plano de Aula
Disciplina: Ciências
Público Alvo: 7ºano
Cursista: Ivana Ornelas Galvão Tavares
Tutora: Rejane Fernandes
Duração: 4 aulas
Conteúdo: Diversidade e classificação dos seres vivos - Observando Nemo
Objetivo: Compreender a natureza como um todo dinâmico, e o ser humano em sociedade, como agente de transformações do mundo em que vive em relação essencial com os demais seres vivos e outros componentes do ambiente.
Competências: ser capaz de utilizar-se das informações para compreender a interação e a interdependência dos fatores abióticos e bióticos de manutenção à vida, valorizando a biodiversidade, reconhecendo as transformações provocadas pela ação humana e as medidas de proteção ao meio ambiente como recurso para garantir a sustentabilidade do planeta.
Habilidades:
Identificar os diferentes animais, diferenciando os invertebrados dos vertebrados.
Perceber algumas das relações ecológicas existentes bem como sua importância.
Comparar os modos como os diferentes seres vivos, no espaço e no tempo, realiza a função de alimentação, sustentação, locomoção e reprodução em relação às condições do ambiente em que vivem.
Relacionar os seres vivos e fatos marcantes da evolução como a era e períodos da terra.
Situação Didática;
Comentário introdutório através de leituras a apresentação no Power Point
Assistir ao filme e observar as características do ambiente marinho.
Em seguida, discutir o filme com os alunos a partir de um roteiro que poderá apresentar questões como as que seguem
Os vertebrados se classificam em peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos e também apresentam características específicas.
Propor aos alunos a diferenciar os invertebrados de vertebrados e perceber algumas de suas características.
Em uma atividade em grupos propor aos alunos a fazerem ao seguintes questionamentos;
Qual a relação ecológica entre o peixe-palhaço (Nemo) e a anêmona-do-mar?
Cite os invertebrados que aparecem no desenho, dizendo a que filo pertence.
Junto com os alunos o professor vai interpretar a música do professor (Arraia). Como é essa música? O que significam os nomes que nela são ditos?
Como a Arraia se classifica? Dê suas principais características
Os alunos irão descrever algum fato ou informação que achou curioso.
A relação entre os seres vivos no aquário está correta? Explique.
Propor uma pesquisa através da internet sobre outros animais invertebrados e vertebrados.
Disponibilidade de alguns sites para pesquisa.
http://www.doaluno.com.br/servicos/webquest/arquivosWebQuest/Vertebrados_e_invertebrados/introdução.htm
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos2/animal.php
http://mundoestranho.abril.com.br/mundoanimal/pergunta_286831.shtml
Recursos utilizados
Filme - Procurando Nemo
TV e DVD
Reportagens de revistas e jornais
Computador
Internet
Avaliação: será feita através de observações do desempenho dos alunos nas atividades orais e escritas e na apresentação de questionamentos e produção escrita.
Referências Bibliográficas
Internet através dos sites:
http://www.animatoons.com.br/movies/finding_nemo/
http://www.webcine.com.br/filmessi/findnemo.htm
Referencial Curricular do Ensino Fundamental
Ciências-Projeto Radix: Pessoa, Karina Alessandra Andrade III - São Paulo 2009.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olá Ivana, achei bem organizado e rico o seu plano de aula. Qualquer dia desses quero assistir uma aula sua. Prepare-se vou cobrar, pode ser ai na DRE mesmo. rsrsrsrsrs
ResponderExcluirIvana;
ResponderExcluirParabéns pelo desenvolvimento de seu planejamento. Sei que você é uma professora especial e dedicada. Tenho saudades dos tempos da "Abelhinha". Por isso posso garantir que como professora, também, você brilha
Bjos
Eliana
esse trab tem em varios sites mas esta bem resumido aqui
ResponderExcluir