Gifs - Flash - Fotos e Videos Para seu Orkut

terça-feira, 1 de junho de 2010


Plano de Aula

Disciplina: Ciências
Público Alvo: 7ºano
Cursista: Ivana Ornelas Galvão Tavares
Tutora: Rejane Fernandes
Duração: 4 aulas

Conteúdo: Diversidade e classificação dos seres vivos - Observando Nemo

Objetivo: Compreender a natureza como um todo dinâmico, e o ser humano em sociedade, como agente de transformações do mundo em que vive em relação essencial com os demais seres vivos e outros componentes do ambiente.

Competências: ser capaz de utilizar-se das informações para compreender a interação e a interdependência dos fatores abióticos e bióticos de manutenção à vida, valorizando a biodiversidade, reconhecendo as transformações provocadas pela ação humana e as medidas de proteção ao meio ambiente como recurso para garantir a sustentabilidade do planeta.
Habilidades:
Identificar os diferentes animais, diferenciando os invertebrados dos vertebrados.
Perceber algumas das relações ecológicas existentes bem como sua importância.
Comparar os modos como os diferentes seres vivos, no espaço e no tempo, realiza a função de alimentação, sustentação, locomoção e reprodução em relação às condições do ambiente em que vivem.
Relacionar os seres vivos e fatos marcantes da evolução como a era e períodos da terra.
Situação Didática;
Comentário introdutório através de leituras a apresentação no Power Point
Assistir ao filme e observar as características do ambiente marinho.
Em seguida, discutir o filme com os alunos a partir de um roteiro que poderá apresentar questões como as que seguem
Os vertebrados se classificam em peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos e também apresentam características específicas.
Propor aos alunos a diferenciar os invertebrados de vertebrados e perceber algumas de suas características.
Em uma atividade em grupos propor aos alunos a fazerem ao seguintes questionamentos;
Qual a relação ecológica entre o peixe-palhaço (Nemo) e a anêmona-do-mar?
Cite os invertebrados que aparecem no desenho, dizendo a que filo pertence.
Junto com os alunos o professor vai interpretar a música do professor (Arraia). Como é essa música? O que significam os nomes que nela são ditos?
Como a Arraia se classifica? Dê suas principais características
Os alunos irão descrever algum fato ou informação que achou curioso.
A relação entre os seres vivos no aquário está correta? Explique.
Propor uma pesquisa através da internet sobre outros animais invertebrados e vertebrados.
Disponibilidade de alguns sites para pesquisa.
http://www.doaluno.com.br/servicos/webquest/arquivosWebQuest/Vertebrados_e_invertebrados/introdução.htm
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos2/animal.php
http://mundoestranho.abril.com.br/mundoanimal/pergunta_286831.shtml

Recursos utilizados
Filme - Procurando Nemo
TV e DVD
Reportagens de revistas e jornais
Computador
Internet

Avaliação: será feita através de observações do desempenho dos alunos nas atividades orais e escritas e na apresentação de questionamentos e produção escrita.

Referências Bibliográficas
Internet através dos sites:
http://www.animatoons.com.br/movies/finding_nemo/
http://www.webcine.com.br/filmessi/findnemo.htm
Referencial Curricular do Ensino Fundamental
Ciências-Projeto Radix: Pessoa, Karina Alessandra Andrade III - São Paulo 2009.

3 comentários:

  1. Olá Ivana, achei bem organizado e rico o seu plano de aula. Qualquer dia desses quero assistir uma aula sua. Prepare-se vou cobrar, pode ser ai na DRE mesmo. rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Ivana;
    Parabéns pelo desenvolvimento de seu planejamento. Sei que você é uma professora especial e dedicada. Tenho saudades dos tempos da "Abelhinha". Por isso posso garantir que como professora, também, você brilha
    Bjos
    Eliana

    ResponderExcluir
  3. esse trab tem em varios sites mas esta bem resumido aqui

    ResponderExcluir