Gifs - Flash - Fotos e Videos Para seu Orkut

quarta-feira, 13 de outubro de 2010


''Conceito de Currículo e o processo de integração de Tecnologias ao Currículo ''

"O currículo aparece, assim, como o conjunto de objetivos de aprendizagem selecionados que devem dar lugar à criação de experiências apropriadas que tenham efeitos cumulativos avaliáveis, de modo que se possa manter o sistema numa revisão constante, para que nele se operem as oportunas reacomodações" (Sacristán, 2000:46)
Currículo em latim “currere” que significa carreira. É o conjunto de conhecimentos e práticas a serem realizados em uma instituição de ensino.
O currículo reflete todas as experiências em termos de conhecimento que serão proporcionadas aos alunos. Os projetos pedagógicos e o uso das tecnologias de informação e comunicação são coadjuvantes na formação do aluno, com observância do currículo como sendo algo passível de ser adaptado e não imposto.
As tecnologias dão suporte ao currículo, participando como ferramentas capazes de atuar como apoio às elaborações de raciocínio no que se refere ao acesso de idéias, conceitos, imagens, permitindo associações mentais para a elaboração do conhecimento.
O professor é fundamental ele fará o entendimento e o uso das tecnologias adaptadas ao currículo conforme a sua visão, adaptando e frisando a importância do desenvolvimento da capacidade de pensar, aprender e interagir. Neste caso, é preciso haver um planejamento de projetos fundamentados nas bases do currículo.
As atitudes e o encaminhamento pedagógico do professor no sentido de desenvolver projetos no âmbito do currículo requer atualização da parte dele e familiarização com as tecnologias, para que possa analisar o currículo e inserir o uso das mesmas em suas práticas pedagógicas. Ao levar em conta a proposta curricular, os interesses do aluno, as possibilidades de uso das tecnologias, o professor irá propor que uma nova prática de sala de aula se realize através de projetos. Professor e alunos participam de um processo de produção do “saber”, são co-autores de projetos quando a participam juntos da elaboração, execução e avaliação das idéias e práticas adotadas. Assim, as tecnologias servem de suporte para a prática pedagógica adaptada ao currículo.

3 comentários:

  1. Gostei do seu texto, suas colocações foram claras e objetivas. Parabens pelo seu dia, muitas felicidades hoje e sempre.
    Bjos
    Elda Reijane.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo texto, concordo com vc quando fala da importância do planejamento para o uso das tecnologias em sala de aula e dos projetos fundamentados nas bases do currículo.
    Oneide
    Feliz aniversário, que Deus ilumine seu caminho, que tenhas muita saúde e paz. Beijos
    Oneide

    ResponderExcluir
  3. Tia Ivana gostei,dos seus dizeres a respeito do tema curriculo,curriculo nao é só escolha de conteudos implica tanto a escolha dos conteudos de ensino qunto a organizaçao de experiencias e situaçoes que garantam sua aprendizagem
    cleonice cardoso

    ResponderExcluir