Gifs - Flash - Fotos e Videos Para seu Orkut

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Reflexões:'' Navegando na Internet"

Navegar pela internet é algo fascinante! Os textos, imagens, animações podem estar ao nosso alcance gratuitamente, para que possamos explorar quando quisermos. Principalmente nós educadores. Há inúmeros sites que podem contribuir para nossa prática pedagógica, são milhares de informações publicadas sobre os variados temas. Só temos que ter cuidado, pois nem sempre as informações são seguras, há uma série de vírus que podem invadir nossa máquina e danificá-la.


Os links nos proporciona fazermos descobertas a cada instante, transmitindo informações rapidamente é algo prazeroso.


Poder usufruir dessa rede é um privilégio, enquanto há milhares de pessoas que ainda nem conhece um computador.

Introdução à Educação Digital ''Navegando na Internet ''

Eu já conheço alguns recursos Educacionais do Portal do Professor. Não tive dificuldades em navegar nesse ambiente. O Espaço da Aula é riquíssimo o professor poderá explorar e aplicar em sala de aula com sugestões de aula, poderá também cadastrar e publicar aulas que você considere interessante e que teve resultado educacional positivo, além de procurar orientações de diferentes tipos de aula.
É uma pena que quando eu estava em sala de aula não conhecia esse recurso. Assim como há muitos professores que ainda estão alheios a tantos recursos que a internet oferece, por não possuírem conhecimento necessário para explorar essas descobertas.
Eu conheci esse Espaço no Portal do Professor a pouco tempo, quando cursei Aprendendo e Ensinando com as TICs.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Olha aí a turma de especialistas!!!Tecnologia em Educação.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Enviar e receber e-mail.

Dos sites indicados escolhi dois para desenvolver a atividade:
O primeiro site é riquíssimo, são conteúdos de todas as disciplinas voltados para a prática de sala de aula, tanto para os alunos como para os professores. Os conteúdos são apresentados de uma forma bem atrativa, através de histórias, jogos, quebra- cabeças, adivinhas e outros, podendo ser utilizado desde as séries iniciais às séries finais. Além disso, podemos encontrar também o Guia do Professor, onde tem inúmeros conteúdos que servirão para subsidiar o trabalho do mesmo.
O segundo site também é excelente, possui jogos incríveis que poderão ser utilizados pelos alunos no espaço escolar, desenvolvendo a atenção e o raciocinio lógico. É destinado para um público que vem desde a educação infantil ao Ensino Médio. O professor também poderá utilizar esse site para enriquecer suas aulas.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Meus filhos, minha maior riqueza!!!!!!!

quarta-feira, 13 de outubro de 2010




Memorial Reflexivo- Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TICs.

Fazer o curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TICs foi algo fascinante, hipermídia, hiperlink, Wikipédia, trocar experiências com o uso de Google docs, slide share, vídeos, youtube, flogs, vlogs, e tantas outras descobertas oportunizou a reflexão de minhas concepções pedagógicas, bem como, através de pensadores enriqueci mais a minha teoria. Foi uma ótima oportunidade profissional, pois nós educadores não podemos ficar estáticos e sim buscarmos constantemente novos aprendizados com as TICs.
Em relação às atividades, sentir dificuldade, uma das maiores foi não estar em sala de aula para a aplicação da prática e a outra foi inserir as atividades no blog através de docs. Mas com as orientações e o apoio da tutora Rejane pude entender todo o processo para postagens das atividades e sanei as minhas dificuldades.
A parte prática do curso é excelente, a teórica também, os textos são riquíssimos. Os Fóruns propiciaram grande interação entre os cursistas, onde conhecemos grandes experiências vividas na vida profissional, intervimos nas colocações das colegas dando nosso ponto de vista (comentários) sobre determinada assunto, sendo muito produtivo.
Já tive experiências com outros cursos online, porém esse foi o mais significativo para mim, as descobertas foram maiores.
É preciso que nós educadores, continuemos nos apropriando cada vez mais de conhecimentos para a ampla utilização das ferramentas tecnológicas disponíveis nos dias atuais, criando possibilidades de uso dessas tecnologias que aguce no aluno o interesse pela pesquisa dentro e fora da escola, desenvolvendo no educando, as capacidades de interpretação, síntese e criticidade, uma vez que, a escola é o espaço apropriado para ensinar como as pessoas devem se portar diante das tecnologias.


''Conceito de Currículo e o processo de integração de Tecnologias ao Currículo ''

"O currículo aparece, assim, como o conjunto de objetivos de aprendizagem selecionados que devem dar lugar à criação de experiências apropriadas que tenham efeitos cumulativos avaliáveis, de modo que se possa manter o sistema numa revisão constante, para que nele se operem as oportunas reacomodações" (Sacristán, 2000:46)
Currículo em latim “currere” que significa carreira. É o conjunto de conhecimentos e práticas a serem realizados em uma instituição de ensino.
O currículo reflete todas as experiências em termos de conhecimento que serão proporcionadas aos alunos. Os projetos pedagógicos e o uso das tecnologias de informação e comunicação são coadjuvantes na formação do aluno, com observância do currículo como sendo algo passível de ser adaptado e não imposto.
As tecnologias dão suporte ao currículo, participando como ferramentas capazes de atuar como apoio às elaborações de raciocínio no que se refere ao acesso de idéias, conceitos, imagens, permitindo associações mentais para a elaboração do conhecimento.
O professor é fundamental ele fará o entendimento e o uso das tecnologias adaptadas ao currículo conforme a sua visão, adaptando e frisando a importância do desenvolvimento da capacidade de pensar, aprender e interagir. Neste caso, é preciso haver um planejamento de projetos fundamentados nas bases do currículo.
As atitudes e o encaminhamento pedagógico do professor no sentido de desenvolver projetos no âmbito do currículo requer atualização da parte dele e familiarização com as tecnologias, para que possa analisar o currículo e inserir o uso das mesmas em suas práticas pedagógicas. Ao levar em conta a proposta curricular, os interesses do aluno, as possibilidades de uso das tecnologias, o professor irá propor que uma nova prática de sala de aula se realize através de projetos. Professor e alunos participam de um processo de produção do “saber”, são co-autores de projetos quando a participam juntos da elaboração, execução e avaliação das idéias e práticas adotadas. Assim, as tecnologias servem de suporte para a prática pedagógica adaptada ao currículo.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Pensando sobre possíveis mudanças e contribuições das tecnologias.

De acordo com Pedro Demo "A linguagem do século XXI – tecnologia, internet – permite uma forma de aprendizado diferente." A escola ainda está dando os primeiros passos em relação ao uso da tecnologia enquanto lá fora a criança está em contato direto com diferentes formas tecnológicas. Demo diz que "A pedagogia precisa inventar um professor que já venha com uma cara diferente, não só para dar aulas e que seja tecnologicamente correto. Que mexa com as novas linguagens, que tenha blog, que participe desse mundo – isso é fundamental."
Certamente o uso de métodos tecnológicos nos leva a assumirmos uma postura diferente em relação aos tradicionais médotos de aprendizagem uma vez que a passividade em aprender dá lugar à interação. Conseqüentemente a aprendizagem do aluno acontecerá de forma muito mais verdadeira e concreta. Diante disso o educador precisa estar em constante aperfeiçoamento,se especializando,reconstruindo o saber constante, tendo vontade de fazer a diferença na educação.
Geralmente se diz linguagem de computador porque o computador, de certa maneira, é uma convergência. As linguagens, hoje, se tornaram multimodais. Um texto que já tem várias coisas inclusas. Som, imagem, texto, animação, um texto deve ter tudo isso para ser atrativo. As crianças têm que aprender isso.
A escola precisa acompanhar as habilidades dos alunos, o professor precisa internalizar essa mudança tecnológica.
A Cultura popular agora é mp3, dvd, televisão, internet. Essa é a linguagem que as crianças querem e precisam não exclui texto, o texto impresso vai continuar, porém os alunos aprenderão muito mais com o texto da imagem, Ela faz sete, oito tarefas ao mesmo tempo - acessam na internet, atendem telefone, ouve música, manda email, recebe email, responde - e ainda acham que na escola ela deve apenas escutar a aula. Essa realidade precisar mudar.
A escola está distante dos desafios do século XX. O fato é que quando as crianças de hoje forem para o mercado, elas terão de usar computadores, e a escola não usa. Algumas crianças têm acesso à tecnologia e se desenvolvem de uma maneira diferente - gostam menos ainda da escola porque acham que aprendem melhor na internet. Na escola, a criança escreve porque tem que copiar do quadro. Na internet, escreve porque quer interagir com o mundo. As próprias crianças trocam informações entre si, e a escola está longe disso. Segundo Demo a tecnologia vai se implantar aqui “conosco ou sem nosco”.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

quarta-feira, 23 de junho de 2010


PLANO DE AULA

Componente Curricular: Geografia
Modalidade / Nível de Ensino: 7ºano
Duração da atividade: 1 aula
Autor: Ivana Ornelas Galvão Tavares
Conteúdo: Biodiversidade e questão ambiental.

Tema: Desmatamento, de quem é a culpa?

Objetivo: Identificar e avaliar as ações dos seres humanos em sociedade e suas consequências em diferentes espaços e tempos, de modo a construir referenciais que possibilitem uma participação positiva e reativa nas questões sócio-ambientais.

Eixo Norteador: Meio ambiente espaço e sociedade.

Habilidades:

Reconhecer a importância de preservar o meio ambiente;
Observar as mais importantes causas do desmatamento e as suas implicações.
Atentar aos desafios colocados pelas dimensões dos problemas ambientais a que se tem assistido e, entre esses problemas, o desmatamento no planeta.

Situação Didática:

• Apresentação do tema através do vídeo Eart Song- de Michael Jackson http://www.youtube.com/watch?v=LkXK9nsTiNk&feature=related onde retrata o desmatamento desgovernado do nosso planeta.
• Após a apresentação do vídeo será feito vários questionamentos:
O que mais lhes chamou atenção no vídeo?
Quais os conteúdos abordados na apresentação do vídeo?
Qual o apelo o cantor faz para a população mundial?
O que devemos fazer para amenizar os impactos ambientais?
• Para finalizar a aula será feita a apresentação da mensagem: Carta ao Inquilino para que os alunos reflitam sobre os impactos ambientais. Site:
http://www.youtube.com/watch?v=blGaiKHJzc8

Recursos utilizados:
Livro didático;
Computador
Data show
Internet

Avaliação:
Os alunos serão avaliados de acordo com o seu desempenho nas atividades orais.

Referências bibliográficas
• Referencial Curricular do Ensino Fundamental-1º ao 9º ano. 2ª edição .Secretaria da educação e Cultura-TO

• Marcos & Diamantino. Geografia do Mundo- 7º ano-1ª. edição renovada-São Paulo,2009.

http://educacao.uol.com.br/planos-aula/ult3900u132.jhtm

http://www.youtube.com/watch?v=blGaiKHJzc8

http://www.youtube.com/watch?v=LkXK9nsTiNk&feature=related

terça-feira, 1 de junho de 2010


Plano de Aula

Disciplina: Ciências
Público Alvo: 7ºano
Cursista: Ivana Ornelas Galvão Tavares
Tutora: Rejane Fernandes
Duração: 4 aulas

Conteúdo: Diversidade e classificação dos seres vivos - Observando Nemo

Objetivo: Compreender a natureza como um todo dinâmico, e o ser humano em sociedade, como agente de transformações do mundo em que vive em relação essencial com os demais seres vivos e outros componentes do ambiente.

Competências: ser capaz de utilizar-se das informações para compreender a interação e a interdependência dos fatores abióticos e bióticos de manutenção à vida, valorizando a biodiversidade, reconhecendo as transformações provocadas pela ação humana e as medidas de proteção ao meio ambiente como recurso para garantir a sustentabilidade do planeta.
Habilidades:
Identificar os diferentes animais, diferenciando os invertebrados dos vertebrados.
Perceber algumas das relações ecológicas existentes bem como sua importância.
Comparar os modos como os diferentes seres vivos, no espaço e no tempo, realiza a função de alimentação, sustentação, locomoção e reprodução em relação às condições do ambiente em que vivem.
Relacionar os seres vivos e fatos marcantes da evolução como a era e períodos da terra.
Situação Didática;
Comentário introdutório através de leituras a apresentação no Power Point
Assistir ao filme e observar as características do ambiente marinho.
Em seguida, discutir o filme com os alunos a partir de um roteiro que poderá apresentar questões como as que seguem
Os vertebrados se classificam em peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos e também apresentam características específicas.
Propor aos alunos a diferenciar os invertebrados de vertebrados e perceber algumas de suas características.
Em uma atividade em grupos propor aos alunos a fazerem ao seguintes questionamentos;
Qual a relação ecológica entre o peixe-palhaço (Nemo) e a anêmona-do-mar?
Cite os invertebrados que aparecem no desenho, dizendo a que filo pertence.
Junto com os alunos o professor vai interpretar a música do professor (Arraia). Como é essa música? O que significam os nomes que nela são ditos?
Como a Arraia se classifica? Dê suas principais características
Os alunos irão descrever algum fato ou informação que achou curioso.
A relação entre os seres vivos no aquário está correta? Explique.
Propor uma pesquisa através da internet sobre outros animais invertebrados e vertebrados.
Disponibilidade de alguns sites para pesquisa.
http://www.doaluno.com.br/servicos/webquest/arquivosWebQuest/Vertebrados_e_invertebrados/introdução.htm
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos2/animal.php
http://mundoestranho.abril.com.br/mundoanimal/pergunta_286831.shtml

Recursos utilizados
Filme - Procurando Nemo
TV e DVD
Reportagens de revistas e jornais
Computador
Internet

Avaliação: será feita através de observações do desempenho dos alunos nas atividades orais e escritas e na apresentação de questionamentos e produção escrita.

Referências Bibliográficas
Internet através dos sites:
http://www.animatoons.com.br/movies/finding_nemo/
http://www.webcine.com.br/filmessi/findnemo.htm
Referencial Curricular do Ensino Fundamental
Ciências-Projeto Radix: Pessoa, Karina Alessandra Andrade III - São Paulo 2009.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

O que é hipertexto?
O hipertexto é um meio de estruturar um texto de modo a que diferentes níveis de detalhe possam ser acedidos de maneira não seqüencial pelo leitor. O objetivo a esse conceito é o de permitir que o leitor possa desviar o fluxo da leitura para os assuntos referidos no texto com o intuito de aprofundar a compreensão do texto inicial. A idéia de hipermídia é simples, ao invés de um texto, uma ligação; que pode conter um gráfico, um filme ou até diferentes sons. Alguém disse uma vez que, uma imagem vale por mil palavras, hoje em dia, os sistemas de hipermídia que a intenet coloca a nossa disposição, são aqueles que a alguns anos atrás poderia ser considerado ficção cientifica.
Ao navegar por hipertextos, descobrir inúmeras informações, que são apresentadas à medida que temos a necessidade de pesquisá-las. Ao iniciar a leitura do hipertexto, algumas palavras eu não tinha conhecimento. Os
links facilitaram minha pesquisa, pois utilizei meu tempo, as respostas estavam ali, não precisei parar minha pesquisa para fazer uma consulta no dicionário ou em outras fontes. Não me perdi, pois a partir do momento que ia satisfazendo minha curiosidade, retornava ao texto inicial. Nessas mudanças de páginas, aprendi muitas coisas relevantes para meu aprimoramento profissional. O tema central foi bem detalhado e percebi que o hipertexto nos oferece um leque de informações de acesso rápido. Li vários itens, porém, não há como se perder, pois todos os links estão ligados ao tema central.

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Análise de web site


Análise de web site

Estas são algumas sugestões de sites interessantes na área educacional.

Portais:
www.webquest.futuro.usp.br
www.aomestrecomcarinho.com.br
www.escolainterativa.com.br
www.futuro.usp.br
WWW.tvescola.mec.gov.br
WWW.portaldoprofessor.mec.gov.br/links
WWW.tvbrasil.org/salto/


Trocar experiências com professores de outros países:
www.epals.com
www.wotw.org.uk
www.iearn.org

Entrevistas com professores, Experiências virtuais, Enciclopédias, Almanaques,
Mapas, Revistas Educacionais, etc.
www.revistaeducacao.com.br
www.profissaomestre.com.br
www.educarede.org.br
www.aprendervirtual.com
www.bussolaescolar.com.br

(tem links para bibliotecas virtuais)
www.historianet.com.br

(dúvidas em Português, são esclarecidas pelo Prf. Pascuale Cipro Neto)
Matemática:
www.somatematica.com.br
www.matematica.com.br

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Quem sou como professor e aprendiz?

Sabemos que a aprendizagem é uma atividade contínua que se constrói ao longo da vida. É notável que essa aprendizagem não se concretiza apenas no âmbito escolar, mas em qualquer ambiente.O professor ou qualquer outro profissional deve constantemente se aperfeiçoar, pois as os avanços científicos e tecnológicos invadem rapidamente o mundo, e nós educadores, de uma forma ou de outra, temos que acompanhar essas transformações. Dá-se a necessidade da formação continuada sempre.
De acordo com Valente, a necessidade de se aperfeiçoar não se dá apenas para manter posições atuais ou conseguir melhores salários, hoje a terceira idade busca o aprendizado como uma maneira de se divertir, de ocupar a mente, estando em sintonia com a atualidade.
Quando se fala das novas das tecnologias da comunicação e da informação, temos a impressão que tudo será transformado, não restará nada antigo, deseja–se que nós educadores estimule a criatividade dos alunos com uma educação de qualidade, inovando cada vez mais a prática pedagógica e o gosto pelo novo.
Segundo (Gadotti) na era da informação, a escola precisa deixar de ser lecionadora para ser gestora do conhecimento. Daí a importância do professor procurar utilizar as novas tecnologias em sala de aula como uma ferramenta pedagógica tendo como objetivo tornar as aulas mais atrativas e participativas fazendo com que os alunos construam e reconstruam seus conhecimentos.
No texto “As sereis do ensino eletrônico”, há uma grande crítica em relação à utilização das tecnologias na escola, no relato dos autores mostra que os alunos estão sendo podados de novas descobertas, segundo eles, o ideal seria que o aluno construísse seu próprio ambiente eletrônico ao invés de encontrá-lo pré-construído; estimular as possibilidades e a responsabilidade cidadã de cada aprendiz, ao invés de criar proibições; em vez de testes de múltipla escolha, propor formas alternativas de avaliação qualitativa projetos; no lugar de massificar, o que já existe inaugurar um novo mundo de aprendizagem. Concordo até certo ponto com os autores quando coloca sobre o ato de descobertas, porém seria necessário grandes mudanças educacionais para que o aluno se tornasse mais independente em relação ao uso das TIC.
De acordo com Maria Elizabette um dos mecanismos para viabilizar o uso das TIC no processo pedagógico é o trabalho em parceria, sendo colaborativo e compartilhado, onde a troca de saberes transforma aprendente em ensinante e ensinante em aprendente e neste processo aprende-se coletivamente.